Conquer Excellence | Conquistar a Excelência | Conquista de la Excelencia | Conquête de l´Excellence

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Recomendo: «The 3rd Alternative»


Toda a gente tira alguma coisa diferente de um livro. Esta opinião é humildemente a minha!

Numa das minhas últimas viagens aos Estados Unidos, comprei vários áudio livros como me é costume. Gosto de aproveitar o tempo que passo no carro cultivando a minha mente sempre que é possível e os áudio livros continuam a ser uma excelente solução para isto.
Um deles foi: «The 3rd Alternative» do Stephen Covey – autor de «Os 7 hábitos das pessoas eficazes».
Estando neste momento a «re-ouvi lo», não pude deixar de recomendar e partilhar.

Acho que é uma abordagem muito interessante a um tema que nos inunda a vida todos os dias : a nossa, a da nossa sociedade, a da nossa família, do nosso trabalho… Como resolver/encarar PROBLEMAS. Problemas que às vezes parecem impossíveis de resolver, conflitos que nos consomem…

A 1ª alternativa é olhar para os problemas desde um mapa… um mapa possivelmente incompleto… o meu mapa – aqui eu só tenho uma alternativa: manipular, forçar, pressionar a que o outro faça como eu digo, eu penso, eu quero. Para eu ganhar provavelmente o outro tem de perder;

A 2ª alternativa é olhar para os problemas desde um mapa… um mapa possivelmente também incompleto… o mapa do outro – aqui eu enfrento exatamente o mesmo problema. Neste caso eu poderia acabar pagando um preço muito alto ao renunciar ao meu ponto de vista.
Provavelmente o outro ganha mas possivelmente eu tendo de perder.

A 3ª alternativa seria a combinação dos 2 mapas. O chegar a uma solução win-win.  É a resposta madura de podermos olhar um para o outro e dizer: Vamos fazer um novo mapa. Juntos. Onde esteja a tua visão, a minha visão e a visão da combinação de ambas que é aquela que isoladamente não conseguimos ver encontrando assim a solução não só para resolver o conflito mas também para poder desenhar um futuro melhor.
A 3ª alternativa é a Sinergia no seu melhor. Na sua verdadeira essência.

«Sinergia é quando o todo é maior que a soma das suas partes» (dito por um aluno da 4ª classe de uma Escola Básica da Carolina do Norte, USA)

Com Sinergia nós não resolvemos o conflito. Nós transcendemos o conflito. A força da Sinergia duplica, multiplica as forças.
1+1 é igual a 10, ou a 100, ou a 1000…
Sinergia é paixão, é criação… entusiasma quem a vive, cria e transforma um futuro melhor para quem dela faz parte.

O livro acaba sendo um aprofundamento do principio 6 do livro «Os 7 Hábitos» muito bem conseguido na minha opinião.
Ele menciona no livro vários exemplos interessantes assim como menciona vários dizeres e experiencias vividas por alguns lideres como Gandhi e Mandela.



Fala também de uma filosofia Africana muito interessante: Ubuntu
Para Leymah Gbowee (Liberian peace activist ) a definição de Ubuntu é: «Eu sou o que sou por causa do que Todos somos».
Ubuntu – nós não existimos isoladamente. A pessoa com ubuntu ve os outros, não teme ninguém, atua tendo em conta, respeitando o outro. Existe num Todo e por isso qualquer ofensa ou mau trato a um qualquer ser humano a afeta  a ela também.
Definição de Ubuntu na Wikipedia








imagem : Wook - neste link pode ver um resumo do livro


Recomendo!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...